quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ética jornalística no Brasil - um (mau) exemplo clássico

Ricardo Goldbach

É impossível escrever sobre ética em comunicação sem que venham à mente os maus exemplos dados no passado por profissionais da área, aqui no Brasil .

O que ficou conhecido como o “Caso da Escola de Educação Infantil Base”, ou o “Caso Base” é um exemplo de como a irresponsabilidade dos meios de comunicação pode arruinar carreiras, empreendimentos e reputações.

Relembrando o assunto

Com base em relatos da mãe de um aluno, os responsáveis pela escola - Maria Aparecida Shimada e seu marido Icushiro Shimada, e o colaborador Maurício de Alvarenga – foram acusados de promover abuso sexual das crianças deixadas sob seus cuidados. A justiça acolheu a denúncia, de forma igualmente irresponsável, e os veículos de comunicação estampavam, à época, manchetes tais como “Perua escolar carregava crianças para orgia” (Folha da Tarde) e “Escola de horrores” (revista Veja).

Ao término do episódio, nenhum policial e nenhum jornalista havia sofrido quaisquer punições. O casal, por sua vez teve sua residência depredada. Os veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, TVs Globo, SBT, Record, Bandeirantes e as revistas Veja e Isto É foram processados por danos morais. A 14 de setembro de 2005 a 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a TV Globo a pagar 450 mil reais a cada uma das três vítimas. O tribunal considerou que a imprensa deve pautar-se pela cautela com a dignidade e a honra das pessoas, e que o direito à informação havia sido transformado em ofensa à dignidade e aos direitos de cidadania das três vítimas. O inquérito foi arquivado, mas a chaga moral de cada um dos acusados não tem como ser curada.

Este caso é emblemático das conseqüências que o mau exercício do jornalismo pode acarretar a terceiros, servindo tanto de caso de estudo quanto de alerta à classe jornalística e aos veículos de comunicação.

________________________________________________________

3 comentários:

Marketing Digital disse...

É um absurdo esses meios de comunicação não serem processados por falsas reportagens!

Fogli disse...

Esse fato do Caso base realmente foi bastante complicado. Legal o post de vocês. E com certeza ainda se vê muitas situações em que o jornalismo age de forma errada



www.fazendomidia.com

Renata disse...

OI Pessoal, bom demais o blog de vocês, estão de parabéns. O nosso demorou, tivemos uns problemas, saiu.
Por favor, incluam o nosso na listinha de vcs e façam uma visitinha lá

publicidadedigitalunivercidade.blogspot.com/

Beijos!!